SIGA A PREFEITURA:

Estudante da rede municipal de Chã Grande conquista medalha de bronze na Olimpíada de Matemática

Aos 12 anos de idade, o jovem estudante Dalessandro Ferreira Xavier, da Escola Municipal XV de Março, em Chã Grande, tem um motivo e tanto para comemorar. O aluno conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo o primeiro do município a conquistar tal façanha. No geral, ficou com a 20ª posição, entre os 42 estudantes pernambucanos que conquistaram a medalha.

Natural de São Paulo, Dalessandro está em Chã Grande há dois anos e meio, juntamente com sua família. Desde então, estuda na Escola XV de Março, estando agora no 7º ano do ensino fundamental. Desde o 6º ano, vem sendo acompanhado pelo professor Avelino Pereira, que é um dos professores de matemática da rede municipal de ensino. Para ele, vários fatores contribuíram para o sucesso do aluno na competição.

“Um dos prazeres da vida de um professor é ver um aluno conseguindo êxito na vida. E isso vai ser, com certeza, o primeiro alicerce para a vida dele. Ele corre atrás, participa. A família em si também é muito importante. A mãe dele sempre procura saber como está o filho, se ele tirar nota baixa, a mãe vem aqui procurar saber o motivo”, destaca.

E a participação da família é visível no desempenho de Dalessandro. Sua mãe, a dona de casa Joelma Ferreira, participa ativamente da vida escolar do filho. “Quando acontece dele fazer uma prova dessa, eu estudo junto com ele. Sempre foi assim. Sou muito de cobrar ele. Sem o estudo, ninguém chega a lugar algum”, diz.

Para o diretor do XV de Março, José Adênio, o resultado demonstra o compromisso que a instituição vem colocando em prática nos últimos meses. No Sistema de Avaliação Emocional de Pernambuco (SAEPE), que avalia o desempenho das turmas em português e matemática, o desempenho foi acima do esperado, segundo a Secretaria de Educação do município.

“O trabalho que está sendo feito aqui na escola, está surtindo efeito. Na história do município, isso nunca tinha acontecido. Nós vemos com isso a importância da metodologia que vem sendo aplicada aqui na escola, como também a instituição vem sendo destaque no estado. Isso faz com que a escola seja de excelência, sendo destaque por sua qualidade de ensino”, destaca o gestor.

Após conquistar a medalha de bronze na competição, Dalessandro já começa a pensar no futuro. E se depender de sua mãe, a conquista agora terá outro gosto. “Já comecei a cobrar a ele agora. Você ganhou o bronze, ano que vem vamos pro ouro. Já estou cobrando”, finaliza.

Comentários