Escolas municipais de Chã Grande estão com matrículas abertas para o ano letivo de 2021 – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Escolas municipais de Chã Grande estão com matrículas abertas para o ano letivo de 2021

Publicado em 13 de janeiro de 2021, por Paulo Sérgio

Antes do final de 2020, a Secretaria de Educação de Chã Grande abriu o processo de rematrículas para alunos veteranos e de matrículas para alunos novatos. A ação continua sendo realizada pela pasta, que prepara também uma série de novidades para o ano letivo deste ano, tanto para alunos quanto para professores, enquanto aguarda as definições do Governo de Pernambuco sobre como serão as aulas em 2021, dúvida que paira nos municípios em virtude da pandemia do novo coronavírus.

No ano passado, os alunos tiveram um mês de aula presencial, quando a pandemia chegou ao estado e o governo decidiu pela suspensão das aulas presenciais. Em seguida, as atividades passaram a ser realizadas de forma remota e com o auxílio de materiais didáticos entregues aos alunos da rede municipal de ensino. “Foi um ano bastante difícil, mas conseguimos repassar os conteúdos para os nossos estudantes”, avalia o secretário de educação, Joel Gomes.

Para o ano de 2021, a Secretaria de Educação ainda não sabe se as aulas serão presenciais, semipresenciais ou remotas. O governo estadual é o responsável pela decisão, que deve ser anunciada em breve. Enquanto isso, a pasta se prepara para as diversas possibilidades com o início do ano letivo. “Nós estamos atentos às definições para as aulas deste ano, e da maneira que for definida nós seguiremos, buscando manter a segurança de professores e alunos”, comenta o secretário.

A rede municipal de ensino possui escolas espalhadas pela área urbana e na zona rural. Para os alunos que vão estudar nas escolas na cidade, o processo de matrícula deve ser feito na própria instituição de ensino. Já para os alunos que devem estudar nas escolas da zona rural, a matrícula é feita exclusivamente na sede da Secretaria de Educação, na Avenida 20 de Dezembro, ao lado da Escola Municipal XV de Março.

No ato de realização da matrícula, é necessário que o aluno apresente cópias da certidão de nascimento, do cartão do SUS, do CPF e RG (caso possua), do cartão de vacinação, do fator RH (grupo sanguíneo) e de comprovante de residência. Caso o aluno venha de outra unidade de ensino, é necessário apresentar também o documento de transferência. Uma foto 3×4 também é exigida.

Novidades – Com a informatização de todo o sistema de ensino do município no ano passado, com a criação do Siechã, a Secretaria de Educação fará a entrega de centenas de tablets para os professores. Através do equipamento, os professores poderão ter um acesso direto ao sistema, garantindo mais agilidade na divulgação de boletins e outros assuntos envolvendo a sua sala de aula, mantendo também um contato mais próximo com os pais e os alunos, que também têm acesso ao Siechã.

“Não adiantaria apenas criar o Siechã, que é uma revolução em nossa educação, e não garantir que os professores possam trabalhar da melhor forma possível através desse sistema. Por isso que decidimos pela aquisição dos tablets. Dessa forma estaremos integrando todo o ciclo educacional, com os professores, pais e alunos em contato direto, onde nós poderemos também acompanhar o desempenho de cada escola, cada sala de aula, de cada aluno”, destaca Joel Gomes.

Outra novidade para este ano é a aquisição de livros de literatura e paradidáticos, que serão entregues aos alunos de toda a rede municipal, desde os anos iniciais até o 9º ano. “São livros que não são entregues pelo governo federal, como por exemplo educação física, meio ambiente e obras literárias. Pretendemos, ao final do ano, realizar um projeto de literatura com os alunos, sobre esses livros que estarão recebendo. A educação de fato está acontecendo em Chã Grande”, finaliza o secretário, Joel Gomes.


DESTAQUE


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS