Em Chã Grande, escola municipal cria rádio para interação com alunos

Todos os dias, duas vezes por dia, durante os intervalos dos turnos da manhã e tarde, os corredores da Escola Municipal XV de Março ficam mais animados. É que desde o semestre passado, a instituição de ensino criou uma rádio, através do sistema de alto falantes, para promover uma maior interação entre os alunos, bem como desenvolver noções de oralidade e português, por exemplo.

A programação é desenvolvida pelos próprios alunos, sob a supervisão do professor Pedro, de informática. São os alunos que escolhem os tipos de músicas que vão tocar, de acordo com uma programação definida para a semana. Além disso, o sistema também é utilizado para repassar informações da escola aos estudantes.

Assim como numa rádio normal, os pedidos de músicas também são atendidos durante os programas. Pra isso, um aluno recolhe os pedidos, enquanto que um outro opera todo o sistema e faz a locução. “Eu gosto muito da rádio e passo todo o intervalo cantando. É bom porque anima bastante”, disse a estudante Joyce Mirian, de 13 anos.

O aluno Jean Ezequiel, de 15 anos, do 9ª ano, é um dos “locutores” da rádio. Todos os dias, ele participa, no turno da manhã, juntamente com outros estudantes, da programação. “É uma coisa bem inovadora. Eu não tinha nenhum conhecimento em rádio”, diz o estudante, que completa: “Participar tá sendo bom pra mim”.