Conferência aborda direitos das crianças e adolescentes em Chã Grande

Chã Grande realizou nesta quinta-feira (29), a XIª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. Sediado no auditório do Centro de Convivência de Idosos (CCI), o evento abordou vários assuntos, como o funcionamento da rede de atendimentos para garantia dos direitos. Ao final, os grupos presentes apresentaram propostas, que serão apresentadas na etapa estadual, ainda sem data definida.

O evento foi aberto com a formação da mesa, que contou com a presença do presidente do Conselho Tutelar de Chã Grande, Gerônimo Varella; da presidente do Conselho de Defesa da Criança e Adolescente (Condeca), Ângela Maria; da palestrante Taciana Castelo Branco; do secretário de agricultura do município, Emeson Campos; da secretária de desenvolvimento social, Alexandra Gomes; e do prefeito Diogo Alexandre.

Em seguida, a Casa das Juventudes fez uma apresentação especial, com o tema “Negritude”, que abordou os aspectos do preconceito racial. A aluna Wanderlayne Alves, do Centro Educacional Sal e Luz, recitou uma literatura de cordel sobre os direitos das crianças e adolescentes.

Encerrando a primeira parte do evento, pela manhã, o público, formado por estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos, além das escolas municipais Maria Amélia, XV de Março e 20 de Dezembro, além de membros da Associação dos Usuários Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFA-SM), acompanhou uma palestra especial sobre o tema, com a palestrante Taciana Castelo Branco.

Após o intervalo para o almoço, os participantes colocaram a mão na massa, produzindo conteúdos de acordo com as temáticas de cada grupo. Ao todo, quatro eixos foram propostos, tratando dos seguintes assuntos: garantia dos direitos de políticas públicas integradas e de inclusão social, prevenção e enfrentamento da violência contra criança e adolescente, orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes, além de participação, comunicação social, protagonismo de crianças e adolescentes.

O evento foi encerrado com a eleição de delegados e suplentes, que representarão o município na Conferência Estadual. Todas as propostas apresentadas na conferência chãgrandense serão levadas e apresentadas no evento que reunirá todas as cidades pernambucanas. No evento estadual, uma nova delegação será eleita, para representar Pernambuco na Conferência Nacional.