09/08/2017 3:02 PM

Saúde Pública de Chã Grande vive uma nova história

20617231_1962724824006903_3357118242945735631_o

A Saúde Pública é um dos pontos primordiais para o pleno funcionamento de um município. E mantê-la em funcionamento, atendendo a toda a população com qualidade, é um esforço diário da atual administração. Através de ações constantes em todas as áreas, a saúde pública de Chã Grande tem vivido uma nova história, a partir deste ano.

Desde o início de 2017, a saúde tem ganhado lugar de destaque nas ações da Prefeitura de Chã Grande. No início, a recuperação e reativação dos Postos de Saúde da Família (PSF), da cidade e zona rural. Com isso, além dos atendimentos de rotina, os PSF’s realizam também atendimentos específicos, seja odontológico, exames, entre outros.

Diariamente, centenas de pessoas passam por uma dos postos, também chamados de Unidade Básica de Saúde. Os PSF’s estão mais próximos da população, realizando atendimentos iniciais, podendo também encaminhar pacientes ao Hospital Geral Alfredo Alves de Lima. E é na principal unidade hospitalar de Chã Grande que a preocupação com a saúde do município pode ser notada.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde realizou serviços de readequação do laboratório de exames. Mensalmente, a unidade realiza em torno de 6 mil procedimentos, o que deve aumentar nos próximos dias, segundo o secretário de saúde do município, Jairo Paiva. “Na saúde de Chã Grande, já colocamos o laboratório pra funcionar, onde está para atender a toda a população. Fizemos várias reformas. Temos a possibilidade de aumentar esse fluxo, pois vai começar a coleta também dos postos de saúde da zona rural”, disse.

A agricultora Rosilene Maria é uma das beneficiadas pelo serviço de exames no hospital changrandense. “Sempre venho aqui, sou atendida, todo mundo me atende bem. Não tenho o que reclamar não. Graças a Deus a saúde tá ótima”, avalia.

Se o laboratório de exames foi reformado para melhor atender a população, o bloco cirúrgico foi outro local que recebeu atenção especial. A unidade foi totalmente reorganizada, com a modernização de equipamentos de trabalho. Reaberto ao público nesta terça-feira (8), o bloco já contou com a realização de três procedimentos cirúrgicos. No mesmo dia de sua reabertura, três crianças nasceram na unidade.

Fisioterapia – Outro ponto que recebeu atenção por parte da administração municipal foi o Centro de Fisioterapia. Agora localizado na Avenida São José, centro da cidade, o centro foi totalmente reorganizado, passando a atender, diariamente, um número maior de pacientes, em um ambiente maior e mais confortável.