24/07/2017 12:38 PM

Funasa oferece capacitação em Chã Grande

fab6ea3b-36a5-49fe-ae92-a6e87dd974cf

Durante dois dias, profissionais das secretarias de saúde, educação, agricultura e meio ambiente do município participaram de uma capacitação, oferecida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com a Prefeitura de Chã Grande. As oficinas, realizadas durante a capacitação, tiveram início na segunda (17), encerrando-se na terça-feira (18), no auditório do Centro de Convivência de Idosos (CCI).

Com carga horária de 12h, divididas nos dois dias, a capacitação teve a temática de saúde para a população da zona rural como objetivo. O público alvo faz parte de um programa, iniciado há cinco anos atrás no município. Em 2012, 250 cisternas foram instaladas em algumas comunidades rurais, mas nos últimos anos a questão de saúde não era acompanhada de perto.

Durante a capacitação, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e professores, que participaram do evento, puderam ter acesso a conteúdos diversos, voltados para a saúde. Com isso, o armazenamento seguro de água nos reservatórios instalados na zona rural foi uma das preocupações da capacitação.

Sob a ministração da assistente social Lúcia Baracho e da coordenadora Ana Beatriz, vários temas foram abordados durante o encontro. Segundo a instituição, outras capacitações devem ser realizadas no município nos próximos anos.

“Essa é uma oficina de capacitação de multiplicadores, onde o público constrói junto os conteúdos ligados à qualidade da água na zona rural”, destacou Lúcia Baracho.

Para a coordenadora Ana Beatriz, a junção dos vários órgãos em torno da capacitação é importante para que os conteúdos ministrados sejam aplicados no dia a dia. “As pessoas precisam entender a importância de utilizar de forma correta a água, cuidar dessa água para que ela não se torne um veículo de doenças”, disse. “Nosso objetivo foi capacitar os multiplicadores, que são as pessoas que vão repassar as informações aqui divulgadas”, concluiu.

Serviços

Links Úteis

Ouvidoria

FAQ